Posts made in 2019


25 de Abril com a EMACO


Posted By on Abr 19, 2019

Mantendo uma tradição que queremos ver sustentada em actos para além das meras intenções, vai a Espaço e Memória- Associação Cultural de Oeiras, uma vez mais, evocar esse dia inicial, inteiro e limpo, segundo Sophia, onde renasceu a nossa Liberdade, enquanto povo,  e se restaurou, com ela, uma alegria de viver de que tantos andavam arredados.

Desta feita, estaremos, no próprio dia 25 de Abril, nas instalações da Associação dos Comandos, na Bataria da Lage (em Paço de Arcos), pelas 11 horas da manhã, onde ouviremos canções e poemas evocativos deste imenso momento da nossa História recente, pelas vozes de João Paulo Oliveira (MAPA), Jorge Castro e quantos mais pretenderem associar-se à celebração.

À breve evocação anunciada seguir-se-á um almoço, com um cozido à portuguesa, como prato exclusivo, ainda que, como sempre, se preveja um peixe grelhado como dieta ou alternativa (cuja pretensão deverão anunciar no momento da inscrição). 

(Preço da refeição: sócios – 12 €    –    não sócios – 14 €)

A vossa inscrição – e, se possível, trazendo um amigo, também –   terá de ser efectuada até à próxima terça-feira, dia  22 de Abril, exclusivamente através do seguinte email:

geral.emaco@gmail.com


E a vossa presença é complemento fundamental e determinante para que a festa aconteça. Inscrevam-se pois, já hoje, se possível, para que o nosso Abril aconteça com mais fulgor. 

ESPAÇO E MEMÓRIA – Associação Cultural de Oeiras

Read More

Viagem a Viana do Castelo


Posted By on Abr 9, 2019

É já nos próximos dias 10, 11 e 12 de Maio a nossa visita a Viana do Castelo. Se está interessado, não perca tempo a inscrever-se. As vagas, neste momento, já não são muitas.

Veja o programa que propomos:

 
Read More

Ser-se novo é ter o mundo todo pela frente. Mas ser-se novo é, também e tantas vezes, o ser capaz de ter outro modo de encarar o futuro, construindo-o, o que nos mais antigos se esmorece… 
E isso pode ser – na verdade, é! – vital para que outro futuro aconteça, muito para além de algum triste fado que se espera, desesperando.
Neste sentido, na nossa próxima sessão das Noites com Poemas teremos Luís Perdigão, apresentando o seu livro de poemas E se o futuro for hoje? 

O Luís Perdigão é um costumeiro companheiro das Noites com Poemas, onde não raras vezes nos surpreendeu com a sua poesia e o seu modo, tão peculiar quanto apropriado, de a dizer.
Para enriquecer a sessão, contaremos também com o Coro da Assembleia da República, dirigido pelo maestro Afonso Granjo, de quem deixo público agradecimento pela pronta disponibilidade manifestada.

Esta sessão conta com a presença de Luís Perdigão e o Coro da Assembleia da República, como ficou dito, e terá lugar no dia 29 de Março de 2018, pelas 21h30, no TEMPLO DA POESIA – PARQUE DOS POETAS, em Oeiras.
Como habitualmente, esta sessão decorre sob a égide da Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras e com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras

Apontamento biográfico sobre Luís Perdigão:

NOTA sobre o Coro da Assembleia da República

Formado em maio de 2005, conta, desde o início, com a orientação do Maestro Afonso Granjo, que integra o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, e é, actualmente, composto por 20 elementos.

O repertório do Coro abrange música de caráter tradicional e erudito, que vai desde o período renascentista até aos nossos dias.

O Coro tem desenvolvido a sua actividade quer na Assembleia da República, quer fora, em Portugal e no estrangeiro, designadamente junto de outros parlamentos de língua portuguesa, como nas Assembleias Legislativas dos Açores e da Madeira, na Assembleia Nacional de Cabo Verde, na Assembleia Legislativa de Goa e na Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe. Participa ainda em concertos de beneficência ou outros, aceitando os convites que lhe são dirigidos.

INFORMAÇÕES: paula.crespo@ar.parlamento.pt |21 391 9551 / 966 433 691


Read More

Terá lugar, no próximo sábado, dia 23 de Março, pelas 15h30, no Auditório César Batalha, no Alto da Barra, em Oeiras, o Colóquio Mulheres de um novo mundo, numa iniciativa da Espaço e Memória com entrada livre.

Vejam o aliciante programa no cartaz abaixo:

Read More

Com a participação activa de vários dos nossos associados e tendo como organizador e coordenador José Fernando Delgado Mendonça, vai decorrer, no próximo dia 21 de Março de 2019, a Maratona da Poesia de Oeiras 2019. Trata-se de uma notável iniciativa que, em 2018, se saldou por um verdadeiro fenómeno, no que concerne a afluência de público, em muitos casos nos cinco locais do Centro Histórico de Oeiras anunciados e em simultâneo.

MARATONA DE POESIA OEIRAS 2019, NO DIA 21 DE MARÇO,

DAS 18:00 ÀS 24:00

Pretendendo comemorar o Dia Mundial da Poesia, a Poesia com Chá/ Luchapa, a Livraria GATAfunho, a USO – Universidade Sénior de Oeiras, a Biblioteca Operária Oeirense, o CENCO – Centro Cultural de Oeiras, o Clube de Poetas Maria Aguiar, a Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras, a Garrafeira da Confraria do Vinho de Carcavelos;a MAPA – Associação Cultural, a Universidade Sénior Nova Atena e a Associação Cultural “A Voz de Paço de Arcos”, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e da UFOPAC – União de Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias, organizam a MARATONA DE POESIA OEIRAS 2019 nas seis salas abaixo indicadas, todas localizadas no Centro Histórico de Oeiras:

Veja a programação completa aqui.

Como informação complementar, apresentamos a nota explicativa proposta pelos organizadores:

No dia 21 de Março, quinta-feira, entre as 18:00 e as 24:00, realiza-se, pelo segundo ano consecutivo, uma Maratona de Poesia em Oeiras.

Pretende-se, desta forma, comemorar o Dia Mundial da Poesia, com 54 apresentações, cinco a decorrer em simultâneo, em vários espaços todos localizados no Centro Histórico de Oeiras.

É uma realização conjunta das seguintes Entidades/ Organizações: Poesia com Chá/ Luchapa; Livraria GATAfunho; USO – Universidade Sénior de Oeiras; Biblioteca Operária Oeirense; CENCO – Centro Cultural de Oeiras; Clube de Poetas Maria Aguiar; Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras; Garrafeira da Confraria do Vinho de Carcavelos; MAPA – Associação Cultural; Universidade Sénior Nova Atena e “A Voz de Paço de Arcos”, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e da UFOPAC – União de Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias.

Vamos ter muita poesia, dita, encenada, cantada, musicada, dançada, que esperamos seja do agrado do público, como o foi o ano passado, de forma muito expressiva.

Os locais onde decorre o evento são: a Luchapa/ Chá da Barra Villa, a Livraria GATAfunho, a Galeria Verney (CMO), a Luchapa (acervos) o “Foyer” do Auditório Eunice Muñoz (entre as 18:00 e as 21:00) e a Biblioteca Operária Oeirense (entre as 21:00 e as 23:00).

Mini-tertúlias espontâneas de poesia e música decorrem simultaneamente no espaço: Garrafeira da Confraria do Vinho de Carcavelos.

Outras animações de poesia acontecem em espaços circundantes.

Read More