concerto de violino com Luís Morais

Posted By Jorge Castro on Dez 14, 2017


Com organização da EMACO – Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e integrado das comemorações de Natal que promovemos, terá lugar o concerto com o violinista Luís Morais.

Ver programa e demais informações úteis a seguir:

Centro Cultural Palácio do Egipto – Oeiras

 16 de Dezembro 2017 – 17h30

Concerto de  violino com Luís Morais

Veja o programa do concerto e a biografia de Luís Morais em…

Programa

Selecção de andamentos de Sonatas e Partitas para violino solo
de J. S. Bach.

Partita II BWV 1004 em Ré menor
I. Allemande
II. Courante
III. Sarabande
IV. Gigue

Partita I BWV 1002 em Sí menor
I. Allemande
II. Double
III. Courante
IV. Sarabande

Sonata I BWV 1001 em Sol menor
I. Adagio
II. Fuga

Biografia

Nascido a 21 de Março de1977, em Lisboa, Portugal, começou os primeiros estudos de violino aos sete anos de idade com a professora austríaca Helga–Marie Knava e foi vencedor do primeiro e segundo prémio nos concursos Juventude Musical Portuguesa nas categorias de solista e música de câmara respectivamente.

De 1993 a 2004, formou-se com distinção no curso de concertista de violino na classe da professora russa Isidora Romanoff-Schwarzberg na Universidade de Música e Arte Dramática de Viena, sendo-lhe atribuído o grau académico de Magister Artium.

Participação em cursos de música de câmara e masterclasses como solista com Ernst Kovacic, Andrea Bishop (Quarteto Mosaiques), N. Brainin (Quarteto Amadeus), C. Castlemann (Eastman School, EUA), Valentin Berlinski (Quarteto Borodin).

Numerosas apresentações como solista e membro de orquestra (incluindo a Wiener Kammerorchester, a Wiener Symphonie Orchester, a Max Steiner Symphony Orchestra(MSO) e a Orquestra do Palácio de Schönbrunn) nalgumas das mais prestigiadas salas de concerto como o Musikverein e Konzerthaus em Viena, Conservatório de Moscovo, Concert Hall São Paulo, Tokyo Opera City Concert Hall, entre outras.

Diversas produções de música de câmara juntamente com membros da Orquestra Tonkünstler da Baixa Áustria, da Sinfónica e da Filarmónica de Viena.

Desde 2001 Professor na Escola de Música J.S. Bach em Viena.

Desde 2011 docente em várias masterclasses na Ásia, América, Índia e em toda a Europa.

Em Fevereiro de 2007, fundou o Duo Vienalis com a pianista Ana Cosme e desde então tem dado concertos na Áustria e Portugal, além de transmissões de rádio (Antena 2) e produções de CD.

Membro de alguns conjuntos, entre outros o Ensemble Neue Streicher, Bach Soloists Vienna, Orquestra da Catedral de St. Stephan (Stephansdom).

Concertos, recitais e gravações regulares em instrumentos históricos com o Ensemble Concilium Musicum Wien sob a direção de Paul Angerer e Haydn Sinfonietta Wien sob a direção de concertista Simon Standage e Manfred Huss.

Em 2010, fundou o Æon Quartet junto com graduados da Universidade de Música e do Conservatório de Viena, um quarteto de cordas que interpreta o repertório variado da música clássica ao romantismo em instrumentos originais. Em 2012, o Æon Quartet gravou um CD com obras de Mozart e Schubert, que foi apresentado nos canais de música clássica da Radiodifusão áustriaca, Radio Stephansdom e Ö1. Inúmeros concertos na Áustria, Portugal e Alemanha, bem como transmissões de rádio e gravações.

Desde 2015, concertos em instrumentos originais com o Æon Quartet como parte da série “Classic Exclusive” na Igreja St.Anna, no centro de Viena.

Desde Março de 2016, substituto na Orquestra Filarmónica de Duisburg na Alemanha, nomeadamente como vice-líder de naipe dos segundos violinos, no Teatro e Mercatorhalle de Duisburg assim como na Deutsche Oper am Rhein, em Düsseldorf.

Luís Morais toca num violino de Leopold Bacszinski, feito em Nova Iorque, 1910, e num violino clássico de Michael Ignaz Stadlmann, feito em Viena, 1783.

 

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *