Palavras com Espaço e com Memória


A vida são dois dias, lá se diz, sendo certo que, para muitos de nós, o primeiro já lá vai… Mas somos e estamos e, enquanto tal, detém cada um, em si próprio, um acervo de saberes e de memórias, condimentos de sabor único com que, afinal, se escreve a palavra História.

Eis, então, decorrendo da justeza do preceito antes enunciado, o desafio que lançamos a todos e cada um dos associados da EMACO – Espaço e Memória, Associação Cultural de Oeiras, já ao de leve anunciado no nosso almoço de Natal de 2015:

–  ocupando uma simples folha de papel em formato A4 (Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de linhas de 1,5) e não mais, um registo pessoal, em verso ou prosa – um poema, uma simples quadra, um breve conto, uma memória…) –, de uma evocação de vida que a cada um ocorra e a qual se disponha a partilhar com os demais.

O tema aí está, com toda a abrangência objectiva e subjectiva:

 Palavras com Espaço e com Memória

A EMACO providenciará a sua recolha e eventual tratamento para que o projecto evolua para uma publicação com a nossa chancela. Obra de todos e para todos.

Cá fica o desafio. Aos interessados se solicita que façam chegar cada participação, até 30 de Julho de 2016, à nossa Associação na tal folha de papel e, muito preferencialmente, em suporte informático dirigido a palavrasemaco@espacoememoria.org.

Cada texto, em cujo cabeçalho constará o título acima proposto, deverá, ainda, estar identificado com o nome pelo qual o autor entenda identificar-se.

Essa identificação será a utilizada, também, para a sua ordenação alfabética em edição que gostaríamos de ter disponível no almoço de Natal de 2016.

E, apenas com essa mão-cheia de boas-vontades, ficará decerto mui digna obra para a posteridade, com o espaço e a memória que são nossos.