EMACO

Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras


No próximo dia 21 de Abril de 2018, vamos ter mais um almoço tertúlia, de novo com a prata da casa, desta feita contando com Rui Lemos que nos vai falar sobre Uma Breve História da Informática e da Comunicação – a Informática desde os sinais de fumo e tambores até aos nossos dias.

Como sempre almoço pelas 12h45/13h e palestra lá para as 14h30/15h. Vejam mais informação no cartaz abaixo.

O repasto irá ser no Restaurante Leões da Tribo, em sala própria, no 1º andar, em Porto Salvo, no Pavilhão dos Leões de Porto Salvo.

Clube Recreativo Leões de Porto Salvo, Rua Basílio Teles, 2, Porto Salvo, Oeiras

Nota biográfica sobre a palestrante:

É alfacinha da colheita de 1959, nascido no Hospital de Santa Maria, com vista para o Estádio de Alvalade; Oeirense há cerca de 50 anos, aluno do Liceu Nacional de Oeiras, desportista em judo, natação, futebol e andebol; foi especialista de electrónica e pioneiro da Informática (1979-1982), na Força Aérea Portuguesa; trabalhou quase 20 anos na IBM Portugal tendo tido várias posições como técnico de hardware, software, formador do Instituto IBM e no marketing e vendas de software. É formado em Informática de Gestão, esteve sempre ligado à formação e, depois de concluir o MBA (1997) em Gestão de Marketing e Vendas, começou também a dar formação nesta área, especializando-se em Marketing Digital e Internet. Teve/tem a sua carreira ligado à informática e à gestão empresarial.

Escreveu alguns dos manuais de referência da informática dos anos 90 do século passado sobre o Windows e o Access. É autor, palestrante, empreendedor, empresário, consultor e mantém-se como formador de informática, marketing, empreendedorismo e marketing digital; está ligado a empresas de import/export e de sustentabilidade ambiental, às redes inteligentes e às soluções de energia alternativas, nomeadamente fotovoltaicas e mantém uma intensa participação social, tanto política como social e cultural; é membro directivo da AALNOESSS – Associação dos Antigos Alunos do Liceu Nacional de Oeiras/Escola Secundária de Sebastião e Silva e membro fundador e Vice Presidente da Espaço e Memória Associação Cultural de Oeiras.

Tem por companheira a Bia Pomar, é pai de 3 filhos, já plantou centenas de árvores, escreveu alguns livros, portanto está um Homenzinho.

Notas sobre o almoço:

Read More

Com organização da Espaço e Memória e o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, decorrerá nos dias 07 e 14 de Abril, no Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras o II módulo do Colóquio Arquitectura e Urbanismo na Época Pombalina

Coordenação – José Meco e Joaquim F. Boiça

Contributos e reflexões em torno dos projetos e iniciativas arquitetónicas do iluminismo português, que teve a sua figura de referência, enquanto intérprete político, na pessoa do 1º Conde de Oeiras e 1º Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo.

Um percurso no tempo do pós terramoto de 1755, que começa em Lisboa e nas terras próximas de Oeiras e Paço de Arcos, que depois se estende para o resto do país.

Dia 7 de abril

15h00 – 16h00 – José Meco, Telhados Pombalinos

16h00 – 16h30 – Debate

Dia 14 de abril

15h00 -16h00 – Miguel Soromenho, Os desenhos de José Joaquim Ludovice para o Convento do Espírito Santo da Pedreira em Lisboa

16h00 – 17h00 – Joaquim Boiça,  Oeiras no discurso arquitetónico dos Paços do Concelho Pombalinos

17h00 – 17h30 – Debate

As inscrições deverão ser efectuadas junto dos serviços da Câmara Municipal de Oeiras.

(servicoeducativo.palacio@cm-oeiras.pt)

Read More

Existindo informação complementar, em entrada anterior, acerca das personagens deste nosso mais recente evento, cumpre-me, entretanto, destacar toda a especial envolvente deste encontro, em que contávamos, enquanto convidado, com Júlio Conrado (prosador, ensaísta, poeta…, enfim, escritor), falando de si na primeira pessoa, mas também excelentemente apresentado pelo Professor José d’Encarnação, que nos transmitiu uma visão inspirada e motivadora ao passear-se pela obra daquele nosso convidado.

Porquê esse destaque? Ora, porque estivemos com uma noite de vendaval chuvoso, de futebol televisivo e, para complementar o ramalhete de razões de dispersão, um espectáculo com o Jorge Palma, em Oeiras. E, ainda assim, cerca de cinquenta pessoas (heróis, heroínas? Combatentes, seguramente…) se deslocaram à Biblioteca Municipal de Oeiras para acompanhar esta nossa sessão! Notável e digno de realce, obviamente.

Read More

(Conforme mensagem enviada por Rui Lemos)

A viagem continua. Cá vamos nós para mais uma sessão das Noites com Poemas, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, debaixo da especial supervisão e organização do Jorge Castro que, como sempre, nos traz um convidado excelente e sempre bem acompanhado pelos poetas da casa que farão as suas intervenções.

Desta vez temos um sócio da EMACO, o escritor Júlio Conrado. Sigam as sábias palavras do Jorge:

No próximo dia 23 de Março (sexta-feira), pelas 21 horas, na Biblioteca Municipal de Oeiras, na próxima sessão das Noites com Poemas, contaremos, como convidado, com o escritor e crítico literário – simbiose de curiosa gestão e não isenta de risco… – Júlio Conrado.

Propõe-nos o convidado, como tema:

– Carcavelos nos 55 anos de carreira literária de Júlio Conrado 

O Professor José d’Encarnação trará consigo, também, o seu testemunho amigo, sempre precioso,  e alguns amigos mais preencherão o serão com poemas do autor e não apenas. Teremos, então, entre outros, Ana Freitas, Carlos Peres Feio, Eduardo Martins, Francisco José Lampreia… e por aí fora.

Carcavelos virá, também e necessariamente, à baila com poesia à mistura e, ainda, como elemento surpresa, um breve desempenho musical do  Sexteto 5+1 (5 Clarinetes+1 Saxofone Tenor), com o apoio da Direcção da Sociedade de Instrução Musical  e Recreio de A-dos-Francos (Caldas da Rainha) e da Junta de Freguesia da mesma localidade. Sim, porque isto anda tudo ligado… e mais não digo. Já sabem: o melhor é experimentá-lo.

Contamos, como sempre, com a vossa presença para que esta sessão plenamente se realize.

Perfil e bibliografia do autor:

Read More

No próximo dia 17 de Março de 2018, vamos ter mais um almoço tertúlia, desta vez com a nossa associada Ana Oliveira, mulher de grande coração e experiência, que nos vai falar sobre “A Escrita na Vida de Uma Educadora de Infância”.

Como sempre, almoço pelas 12h45/13h e palestra lá para as 14h30/15h. Anexam-se umas breves linhas sobre o que Ana irá falar na sua palestra.

O repasto terá lugar no Restaurante Leões da Tribo, em Porto Salvo, junto ao Pavilhão dos Leões de Porto Salvo.

Clube Recreativo Leões de Porto Salvo, Rua Basílio Teles, 2, Porto Salvo, Oeiras.

Dados Curriculares de Ana Oliveira:

Quem Sou
Quando eu era criança, os adultos que queriam “conversar” comigo, faziam aquela tradicional pergunta que ainda hoje se faz:

Read More

Em 21 de Março, com a organização notável do também nosso associado, José Mendonça (jfdmendonca@gmail.com), decorrerá a Maratona de Poesia, em Oeiras, iniciativa à qual a Espaço e Memória se associa, nomeadamente, através da participação de diversos outros nossos associados.

Assim, a partir das 18 horas desse dia haverá farta escolha, distribuída por diversos espaços culturais localizados no centro histórico de Oeiras.

Segue o quadro geral, com indicação de horários e respectivos locais, bem como indicação de participantes e temas a abordar.

Read More

Situação ciclicamente vinda a público, o ponto da situação do testamento de Igrejas Caeiro, no que concerne especificamente ao destino da sua casa em Caxias e respectivo espólio, bem como a venda de um terreno anexo por 370 mil euros, alegadamente destinados à manutenção e desenvolvimento da referida casa em função do conteúdo desse mesmo testamento, vai-nos surgindo, em cada novo momento, como menos claro ou inteligível.

Aqui ficam, sem comentários e como mero contributo para um desejável esclarecimento público, as ligações para uma recente investigação levada a cabo pela Renascença que descreve os pontos fundamentais deste testamento em favor da Fundação Marquês do Pombal, onde se pode ouvir, entre outras coisas, uma entrevista a um administrador desta Fundação.

EDIÇÃO DA NOITE – RENASCENÇA

  • Igrejas Caeiro (…)

02 mar, 2018

http://rr.sapo.pt/artigo/107050/igrejas-caeiro-hora-da-verdade-e-conselho-de-diretores

INVESTIGAÇÃO RENASCENÇA

  • Espólio de Igrejas Caeiro vendido ao desbarato em feiras e leilões

02 mar, 2018 – 08:00 • João Cunha

http://rr.sapo.pt/noticia/107057/legado-historico-de-igrejas-caeiro-em-risco

  • Testamento de Igrejas Caeiro pode ser considerado inválido

02 mar, 2018 – 15:58 • João Cunha

http://rr.sapo.pt/noticia/107110/testamento-de-igrejas-caeiro-pode-ser-considerado-invalido

 

 

Read More

NOTA – Por razões várias, de que sobressai o reduzido número de inscrições recebidas, que, por sua vez, se prende com a instabilidade climática prevista,  esta visita fica adiada sine die. Informaremos, tão brevemente quanto possível, da nova data.

Optamos, entretanto, por manter a informação geral contida neste artigo como elemento-guia para esta futura visita.

Read More